Estávamos em férias na Alemanha, em uma road trip pela região da Bavária, quando todos os astros se alinharam e um casal de amigos nos convidou para irmos ao festival Maibaum. Topamos sem nem imaginar do que se tratava!

O festival Maibaum (que significa árvore de maio) é uma tradição da região da Bavária que acontece no dia 1º de maio, e marca a chegada do calor da primavera, e consequentemente uma época próspera de colheita. Neste dia, um grande mastro de madeira é hasteado na praça pelos homens da comunidade local.

Este mastro é confeccionado pelos próprios moradores, que devem vigiá-lo para que não seja furtado por grupos dos vilarejos vizinhos, como uma brincadeira, que para devolvê-lo pedem em troca comida e cerveja. No dia da festa para troca do mastro, ele ainda estava em madeira crua, mas seria enfeitado ao longo do ano com fitas, pinturas e adereços.
No dia anterior à festa, 30 de abril, a região da Bavária também tem a tradição do Freinacht, uma espécie de “dia sem lei”, em que os moradores podem fazer travessuras pela cidade sem serem punidos. Ah, mas neste dia já não vale roubar o mastro do Maibaum! Vimos pela cidade espuma de barbear e papel higiênico colados na entradas das casas e nas praças. Achei muito curiosa a inocência da brincadeira, e fiquei só imaginando o que seria do nosso Brasil com um dia sem lei…
Nós vimos o festival na cidade de Uffing, mas ele ocorre em várias outras cidades da Baviera, vale a pena pesquisar caso esteja passeando pela região no dia primeiro de maio. As pessoas usando roupas típicas, comendo salsichões e tomando cerveja em grandes mesas comunitárias, em um cenário estereotípico alemão, experiência mais autêntica que esta, não há!
Para tornar esse dia ainda mais especial, nossos amigos bávaros nos convidaram para comer no Biergarten Alpenblick, à beira do lago Staffelsee. Parecíamos ser os únicos turistas no local, que era totalmente tradicional, assim como vemos nos filmes e imaginamos como seria o mais belo clichê alemão!

Tivemos muita sorte com o clima, o céu estava todinho azul e fazia sol, a temperatura estava amena. No lago as pessoas praticavam stand up paddle, caiaque e velejavam em barquinhos. As crianças se divertiam na beira da água, jogavam comida aos patos e brincavam no tanque de areia.

Comemos tudo o que há de mais típico da culinária alemã: frango com batata, pretzel, bolo de carne (Leberkäse ou Fleischlaib), salsicha (Wurst), torta de maçã (Apfelstrudel), e tomamos cervejas enormes! O preço é excelente, gastamos cerca de 15 euros por pessoa.
Recomendo fortemente esse Biergarten, a comida é muito boa, a vista do lago é maravilhosa, e você terá uma experiência totalmente autêntica! É pertinho para quem está passando por Garmisch-Partenkirchen, Oberammergau, Palácio Linderhof ou está percorrendo a Rota dos Alpes. No site deles tem uma câmera onde podemos ver o movimento em tempo real para saber se está animado, dá uma espiada aqui! E para quem prefere algo mais chique, tem também um restaurante no local. Um dia para ficar na memória! Muito obrigada aos amigos Josef e Larissa!

Muito Bacana! Eu sou Muito Fã da Alemanha, principalmente, o Sul!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu não tinha grandes expectativas para essa viagem, e fui pega de surpresa! O sul da Alemanha tem um charme muito especial, que lugar maravilhoso! Eu dei uma olhada nos seus posts para montar o meu roteiro!! Valeu!!!
CurtirCurtir
Tenho muita coisa ainda para escrever da Região:
– Alsacia: França;
– Floresta Negra;
– Lago Constança;
– Bwrchtesgaden, pwrto de Salzburg (que já tem post); e
– A própria Munique que é minha cidade prwdileta na Europa.
Que bom que os posts ajudaram. Manda Brasa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Voltem em breve! Amamos o dia com vocês e o texto está incrivel ❤
Dankeschön 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ficamos apaixonados pela Alemanha, Lara! Se um dia tiver a oportunidade, gostaria de voltar no outono, deve ser linda a paisagem colorida! Obrigada pelo dia incrível!
CurtirCurtir