Quem tiver o privilégio de visitar a Holanda em plena primavera, não pode deixar de presenciar esse incrível espetáculo da natureza que são os campos de tulipas floridos! Para conseguir vê-los, a época do ano é bem específica, vai de meados de março a meados de maio, em um intervalo que dura cerca de 8 semanas.

Porém, como as flores são muito frágeis, e sua produção e maturação dependem de fatores climáticos, esse período ainda pode sofrer algumas pequenas variações ano a ano. Para ajudar no seu planejamento e diminuírem as chances de frustrações, vou compartilhar a nossa experiência com as flores na Holanda.

Além da tulipa, flor símbolo do país, a Holanda também produz outras espécies, como crocos, jacintos e narcisos. Existem duas maneiras de vê-las. A mais fácil é visitar o parque Keukenhof, maior atração turística do país. A outra maneira é percorrer os campos de cultivo das tulipas, seja de carro, trem ou bicicleta. Nós fizemos ambas, e posso afirmar que são experiências bem diferentes, que vou detalhar a seguir.
Parque Keukenhof
Todo ano o parque é montado para receber os turistas na primavera, ele funciona apenas por 8 semanas, e a data de abertura e encerramento de cada temporada é divulgada no site oficial meses antes. A data para 2020 já foi divulgada, e será de 21 de março a 10 de maio.

Ainda dentro destas 8 semanas, existe um período ainda melhor para ver as tulipas abertas em seu auge, que costuma ser a segunda metade do mês de abril. Nós fomos no dia 3 de maio, e uma parte das flores já haviam sido cortadas porque murcharam, mas no Keukenhof isso não foi problema, porque são taaaantas flores, que essa pequena parcela cortada não afetou o resultado final.

A exposição é temática e varia a cada ano, e a composição das flores e arranjos são baseadas neste tema. Fomos em 2019 e o tema foi Flower Power, movimento hippie dos anos 60. O tema de 2020 já foi divulgado, e será A World of Colours – Um Mundo de Cores.
O parque é bem grande, são inúmeros jardins, fontes e galerias de arranjos. Para ver tudo com calma, reserve pelo menos uma manhã inteira, ou tarde inteira. O parque é todo muito fotogênico, é incrível, maravilhoso! As fotos não conseguem traduzir toda a beleza do lugar.
Clique nas imagens para ampliá-las, a beleza dos jardins é de encher os olhos!
As crianças amam o passeio, ficam maravilhadas com o colorido das flores, o Tales não dormiu um minuto sequer, sempre atento a tudo! Também para quem vai com crianças, tem uma mini fazendinha onde elas podem interagir com os animais e um labirinto de plantas muito bonito!
Quem já tiver visitado a Expoflora em Holambra conseguirá ver todas as referências! É claro que a proporção é incomparável, mas a nossa colônia holandesa no Brasil se mantém bem fiel às tradições e produz um festival típico holandês de muita qualidade!

Para completar a experiência holandesa típica do nosso imaginário, no parque Keukenhof também tem um moinho de vento. Dependendo do dia da sua visita, você poderá ver os campos de tulipas floridos de cima do moinho. Eu digo que depende do dia porque em meados maio os produtores colhem as tulipas para vendê-las, e essa data também pode variar. Vou explicar melhor a seguir. Nós fomos no dia 3 de maio e elas estavam RECÉM COLHIDAS, pois a florada havia adiantado um pouco nesse ano.

Campos de Tulipas
Os campos de tulipas nada mais são que as terras de cultivo dos grandes produtores de flores para exportação. Elas atingem o seu auge na segunda quinzena de abril, quando as flores estão abertas.

Preste muita atenção nesse detalhe para não se frustrar! Como as flores são produtos sazonais, frágeis e dependem dos fatores climáticos para sua florada, essa época pode sofrer variações ano a ano. Teoricamente, elas são colhidas em meados de maio. Nosso dia de caça aos campos de tulipas foi o dia 2 de maio e elas estavam recém colhidas. Víamos os extensos campos de tulipas, mas com as flores colhidas, cortadas, restando apenas a folhagem! As flores imperfeitas ainda estavam descartadas nos corredores entre uma plantação e outra.

Ver este cenário foi uma decepção tão grande, fiquei totalmente frustrada, porque acreditava que no dia 2 de maio elas estariam plenamente abertas, e eu veria quilômetros e quilômetros de plantação de tulipas coloridas, afinal elas seriam colhidas teoricamente em meados de maio, não fossem um produto sazonal que adiantou a florada neste ano sendo colhidas no início, e não no meio de maio, em razão de variações no clima.

Mas minha personalidade de viajante teimosa persistente não me deixou desistir! Eu havia escaneado todo o mapa da Holanda e sabia onde estavam todos os campos, algum produtor haveria de ter algumas ainda!

E assim começamos uma aventura em busca das tulipas. Estávamos com carro alugado, e isso foi essencial para que conseguíssemos vê-las. Nós achamos apenas alguns produtores que ainda não tinham colhido as flores. Mas já foi suficiente para termos o gostinho!
Como tudo tem dois lados, essa busca pelas tulipas nos permitiu ver paisagens belíssimas, com vaquinhas malhadas e moinhos de vento tipicamente holandeses. Passamos por vilarejos e cidadezinhas tão charmosos que é até impossível de se descrever. E tivemos a chance de ver de perto um pouquinho da Holanda real, longe dos grandes aglomerados de turistas. No fim das contas valeu muito a pena.
Mas vamos ao que interessa. Onde estão as benditas flores? As plantações se concentram entre as cidades de Leiden e Lisse, mais precisamente na região de Noordwijkerhout. Vou deixar um mapa onde eu circundei os campos, olhando pelo satélite é possível ver o quadriculado colorido. Toda essa área circundada é de plantação de tulipas. Eu montei um trajeto no GPS usando pontos aleatórios dentro dessa área circundada. Se estiver no auge da florada, você não terá dificuldade alguma em encontrá-las.
Se você não quiser alugar um carro, ainda tem jeito de ver os campos de tulipas! No estacionamento do Keukenhof, em frente a entrada principal, tem a loja de aluguel de bicicletas Van Dam. Lá você pode alugar sua bike, tem inclusive cadeirinhas para crianças de vários modelos, e pedalar pelos campos que ficam ao redor do parque, aqueles que podem ser vistos do alto do moinho e estavam recém colhidos na nossa visita, como mostrei anteriormente!


Os funcionários da loja são muito prestativos, e te entregarão um mapa onde eles marcam onde os campos estão mais bonitos no dia. Nós fomos até a loja apenas para pedir informação de onde encontrar algum campo que não estivesse colhido, e eles foram muito simpáticos, circularam uma pequena área no mapa, fomos até lá de carro, e acertaram em cheio, lá estavam as tulipas!

Conclusão, para não ter erro, o ideal é ir no meio de abril. E você, teve mais sorte com as tulipas na Holanda? Deixe um comentário!