Zaanse Schans é um vilarejo recriado para representar a Holanda de 1850. Quem está hospedado em Amsterdam pode fazer um bate-volta de transporte público, fica bem pertinho. Nós estávamos hospedados em Leiden, com carro alugado, e chegamos após uma hora de estrada, sem nenhuma dificuldade.



Tudo o que há de mais tradicional na cultura do país, é encontrado em Zaanse Schans: moinhos de vento, tamancos de madeira, queijos, vaquinhas malhadas, casinhas com arquitetura típica e muitos canais.
É considerado um museu a céu aberto, e cheguei a pensar que fosse uma atração meio artificial, mas me surpreendi, Zaanse Schans é pitoresca e autêntica! Os moinhos são históricos, e alguns ainda funcionam produzindo pigmentos, óleo, mostarda e outros temperos. As casinhas típicas também são habitadas, e além disso há muitos trabalhadores na vila.
Para crianças é uma ótima opção de passeio, além da paisagem deslumbrante, há também muitos animais que os pequenos adoram. O único empecilho para visitar Zaanse Schans é o clima instável da Holanda. Nós fomos na primavera, e pegamos o tempo fechado, com alguns períodos rápidos de chuva e vento. E como grande parte do passeio é a céu aberto, a chuva pode atrapalhar um pouco. O Tales, nosso pequeno viajante, tinha 1 ano e 2 meses, e durante a chuva e vento nos abrigávamos em alguma lanchonete ou lojinha de souvenir, então o clima desfavorável não chegou a atrapalhar.
A loja de queijos Catharina Hoeve era o metro quadrado mais disputado pelos turistas. A entrada é gratuita, e existe uma infinidade de tipos de queijos à venda. As funcionárias usam trajes típicos, e tem degustação grátis de queijos variados, alguns muito diferentes, como queijo de mel e de lavanda. Com pouco espaço na mala, levamos apenas dois queijos, mas a vontade era comprar um de cada!


Outra loja que também estava apinhada de turistas era a loja de tamancos de madeira. Dei uma espiada por dentro, e vi que tinha demonstração de como são feitos, mas resolvemos não entrar, apenas tiramos fotos em sua fachada, que é uma das mais fofas do vilarejo.

Para comer, fomos ao restaurante De Kraai para provar as típicas panquecas holandesas, que são mesmo deliciosas! Tinha também uma sopinha de macarrão com legumes, acompanhada de pão, que foi perfeita para o Tales fazer uma refeição mais saudável com jeitinho de comidinha de mamãe.


A entrada em Zaanse Schans é gratuita, apenas a visitação em alguns moinhos é paga, mas não todos. Tem também passeio de barco pelo rio Zaan, que deve ser bem legal para ver os moinhos e casas de outra perspectiva, mas acabamos não fazendo. Nenhuma das atrações que visitamos foi paga, gastamos somente com o estacionamento e alimentação! Passamos um dia maravilhoso, recomendo muito a visita à Zaanse Schans!
